4 vantagens da iluminação pública com LEDs

As lâmpadas de LED não são um material novo no mercado. Há já algum tempo que elas são utilizadas em diversos objetos, como, por exemplo, computadores, na indústria eletrônica em geral, relógios digitais etc. No entanto, seu uso na construção civil é relativamente recente.

As características das lâmpadas de LED, em comparação com lâmpadas comuns, oferecem muito mais vantagens. Devido às suas inúmeras qualidades, as lâmpadas de LED são muito mais eficientes para residências, grandes empresas, hotéis e, sem dúvida, para iluminações públicas, já que esta carece de produtos econômicos e duráveis.

A iluminação pública de uma cidade deve ser muito bem planejada. Um bom sistema de iluminação gera qualidade de vida e segurança; favorece os setores comerciais, as atividades públicas, o lazer noturno da população, entre outras coisas. Sem dúvida, todos esses fatores auxiliam no desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Considerando todos esses fatores, elencamos abaixo 4 vantagens da iluminação pública com lâmpadas de LED.

  1. Durabilidade

Como dissemos anteriormente, a iluminação pública precisa contar com materiais duráveis, pois isso gera economia. As lâmpadas de LED são mais duráveis tanto do ponto de vista da estrutura quanto do tempo de vida.

Quando utilizadas baseadas em semicondutores, as LEDs são muito mais resistentes a pancadas, por exemplo, ao contrário das lâmpadas incandescentes, que quebram com mais facilidade.

Em relação à vida útil, uma lâmpada de LED dura 50 vezes mais que uma lâmpada incandescente, e 5 vezes mais que uma lâmpada fluorescente. Uma LED pode durar por décadas e é quase impossível que se queime.

  1. Economia

É fácil entender as razões de as lâmpadas de LED serem mais econômicas. Um dos principais fatores de economia é o baixo custo com manutenção. Ou seja, uma LED pode durar entre oito a dez anos, e alguns produtores já falam em uma vida útil de até 20 anos.

Outro fator é que, graças ao seu processo de produção de energia, a eletroluminescência, ou emissão de luz pela passagem de energia, a economia ao se utilizar uma lâmpada de LED pode chegar a 80% a mais em relação a uma iluminação tradicional.

  1. Cor e design

Uma iluminação pública precisa reunir economia e qualidade, já que o dinheiro gasto por ela é o dinheiro do cidadão contribuinte. É preciso priorizar opções que apresentem bons aspectos visuais, como design e cor da lâmpada.

As LEDs possuem diversas opções em cores, além de cores vivas e saturadas. Isso gera muitas possibilidades de colorações, que podem ser exploradas em parques, teatros, bibliotecas etc.

  1. Conforto

A iluminação de locais públicos também deve gerar conforto, fator produzido principalmente pela temperatura da lâmpada.

As lâmpadas de LED possuem baixíssima emissão de calor, o que aumenta a sensação de conforto nos locais onde são instaladas. Além disso, devido à sua baixa temperatura, ela não oferece o risco de queimaduras e não emite raios UV.

Em suma: com durabilidade, economia, qualidade nas cores e conforto, as lâmpadas de LED satisfazem com eficiência as mais diversas necessidades da iluminação pública.

PoliLED.
Soluções viáveis para o seu projeto de iluminação.